14. PARTE GERAL  
Todos os participantes  deverão ler o regulamento inteiro, inclusive a parte geral de mostras descritas acima ou a parte de mostra livre. O envio da ficha de inscrição por e-mail e o pagamento subtende-se que todos estão conscientes dos requisitos para participação e concordam com o uso das imagens pela direção do evento.
15. GÊNEROS E ESTILOS DE DANÇAS PARA INSCRIÇÕES
Os gêneros e estilos mencionados neste regulamento servem como base para a escolha e o entendimento da dança. Em caso de dúvida você poderá consultar a nossa equipe por e-mail.
E-mail: luzdoventrefestival@gmail.com
	1. Categoria Tradicional - A dança tradicional deve ter movimentos claros e definidos, sem aditivos modernos, seja na música como nos movimentos e vestimentas. Não deve ter grandes impactos e uso de movimentos de balés excessivos em plano alto. Podem ser ocidentais e orientais.  Preste bem atenção no figurino, na escolha da música e como ela é interpretada na região escolhida. Pesquise bastante sobre as musicalidades, cultura, indumentária e significados da dança escolhida e tenha cuidado com fusões musicais, pois a música é que irá definir o estilo. Referente a Dança do Ventre seguem alguns exemplos exemplos: Baladi e Shaabi Tradicional - Utilize galabia e música apropriada.
	2. Dança Com Elementos -  O elemento não deve estar em evidência, mas sim a dança e a interpretação. Exemplos: véu, espada, snujs, pandeiro, etc. Preste atenção na música, ela deve ter instrumentos tradicionais, caso contrário, inscreva-se no moderno.
Em caso do uso de véu wings, poi ou similar, leque ou acessórios não tradicionais como velas, (utilizar luzinhas),cobras (utilizar falsas, pois não permitimos animais), tochas e etc. caso os movimentos utilizados fujam ao tradicional e a música seja puramente ocidentalizada, inscrever-se na categoria fusão.
	3. Categoria Clássica - Podem ser ocidentais e orientais. As músicas utilizadas possuem estrutura elaborada e variedades rítmicas. Na Dança do Ventre, são conhecidas como rotinas clássicas ou megance ou mejance. Pode ser usado no início véu simples ou lenços, porém somente na entrada onde a música peça aceleração e também na finalização. Devem seguir movimentos e músicas apropriadas e na Dança do Ventre não devem ter grandes impactos e uso de movimentos de balés excessivos em plano alto.
	4. Categoria Moderna - Podem ser ocidentais e orientais. Danças que possuem movimentos livres, criadas a partir de 1.960. Possui variedade rítmica, forma e performance, são danças mais focadas na emoção e não seguem padrões estéticos tradicionais, mas são bem características e definidas. Na Dança do Ventre as músicas são releituras das músicas tradicionais mescladas com instrumentos ocidentais.
	5. Categoria Folclórica - Podem ser ocidentais e orientais. São danças que envolvem a 	interpretação da cultura de um povo e as danças são passadas geração para geração e obedecendo os critérios da UNESCO. Utilizar figurinos e músicas de acordo, manter a 	tradição, clareza dos movimentos e originalidade.
	6. Categoria Étnica - Danças provenientes de algum país ou região que não pertença a 	Dança Árabe como dança indiana, cigana, espanhola, africana, argentina, japonesa, brasileira, portuguesa, etc. Manter os movimentos tradicionais claros e distinguíveis, sem fusões.
	7. Categoria Variada - Dança com estilos ou características definidas e conhecidas como: 	rock, pop ou Flashback ou passinhos, danças de salão, Freestyle, Mix Dance, Danças Livres ou Free Dance, etc.
	8. Danças Teatralizadas e Performáticas - Danças específicas para apresentações em palco que possuem glamour, ostentação ou caráter atrativo diferenciado como jazz, burlesco, danças circenses, temáticas, etc.
	9. Danças Fusões - Nesta categoria haverá duas distinções.
	a. Fusão de Estilos - A fusão de um estilo de dança com outro estilo, sendo que a música transita pelos dois estilos.
	b. Fusão Tribal - O Tribal Fusion é uma dança característica que combina vários estilos, elementos, músicas e ritmos, porém o inscrito deverá demonstrar conhecimento dos movimentos característicos da dança. Especificar estilo se é gótico, tribal Brasil, burlesco, dark, etc.
16.  Categoria Amadora
Destinada a estudantes que estejam em fase de formação ou que já tenham se formado, porém não recebem remuneração por seus trabalhos ou que não sejam reconhecidos publicamente como profissionais ou que não possuam o DRT. Caso seja descoberto que algum profissional se inscreveu nesta categoria, o título será cancelado.  
Podem se apresentar nas subcategorias:
	1) Baby (05 a 07 anos)
	2) Infantil (07 a 11 anos)
	3) Juvenil (12 a 17 anos faltando alguns dias para completar 18 anos)
	4) Adulto (18 a 40 anos), master (40 a 60 anos)
	5) Adulto Master (35 a 60 anos)
	6) Adulto Sênior 1 (60 a 80 anos)
	7) Adulto Sênior 2 (80 anos em diante)
17. Categoria Especial
 Dançarinos ou artistas  com limitações. Apresentar documento de comprovação. Caso não seja enviado, o concorrente deverá se submeter a rígida avaliação do júri como os outros candidatos da categoria comum e o evento e o júri não se responsabilizará pelas notas consideradas não satisfatórias pelo participante).
18. Categoria Profissional
 Destinada a profissionais que possuem reconhecimento público como profissional ou profissionais que recebem ou receberam remuneração por seus trabalhos como dançarino ou instrutor de dança ou que possuem DRT. No caso de menores, estes deverão apresentar cópia de recibo de cachê ou recibo de pagamento e/ou declaração assinada do estúdio comprovando seus trabalhos, bem como declaração de autorização dos pais para participar do evento e deverá estar acompanhado por um responsável enviando autorização ao evento antecipadamente caso não sejam os pais. No caso de pessoas com limitação física grave e intelectual, inscrever-se na especial e enviar comprovação.
	
Observação: Lembramos que para ser profissional é necessário apresentar boa qualidade técnica na dança interpretação, bem como figurino, música, estilo adequado e definido em qualquer das subcategorias abaixo:
	1. Profissional Classic -  É necessário ter 18 anos completos e se estende até os 40 anos.
	2. Profissional Master -  De 40 a 60 anos.
	3. Profissional Sênior 1 - De 60 a 70 anos.
	4. Profissional Sênior 2 - De 70 a 80 anos.
	
19. Categoria Mista Por Idades
Nesta categoria podem concorrer tanto crianças, como adolescentes, adultos de qualquer idade, independente de formação.
20. Categoria Mista Por Carreira
Podem concorrer adultos profissionais e amadores juntos ou pessoas com limitações.
21. Jurados
O evento conta com uma equipe de jurados que são muito competentes, treinados para serem  imparciais, independente de quem estiver se apresentando, são profissionais com experiência e reconhecidos no mundo da dança. Alguns jurados serão mencionados neste regulamento para este ano, porém no dia do evento podem haver  alterações devido a disponibilidade ou por ocorrência de algum motivo que o impeça de comparecer ao evento. 
	1. Ética - Os interessados que pretendem participar dos concursos devem agir com ética e respeitar os jurados que foram escolhidos para julgar determinada categoria ou quesito.
	2. Juízo de Valor - Não fazer discriminações a respeito de algum membro do júri com juízo de valor. Consideramos este tipo de comportamento como antiético e seletivo. É como entrar numa escola acadêmica e escolher os professores que queira que lhe dê aula. As escolas escolhem seus professores por confiança, competência e credibilidade. Escolhemos nosso júri da mesma forma. Portanto pedimos que ao escolher participar dos nossos concursos que o faça pela credibilidade na nossa organização e experiência na área e não por quem está no júri.
	3. Jurados Que Fizeram Parte do Evento - Deixamos aqui alguns nomes de jurados como referências que já participaram e poderão participar do evento. Veja alguns profissionais que já fizeram parte do nosso júri: Camélia, Kadar, Chris Lima, Fátima Braga, Patrícia Bencardini, Níjme, Carla Bittar, Sahira Fatin, Mônica Nassif, Crys Eda, Paulo Razec, Saphyra Nuhan, Fernanda Moussa, Gyslaine Ferrigno, Ânima, Estrela,  Débora Macedo, Alessandra Roncoleta, Silvia Aidar (Whadiha El Halawany), Dana Farida, Adriana Belle Fusco e Kamis Araman, Paola Blanton, Débora Abdalah, Ályyta Suhair, Sônia Aliha, Ju de Simone, Nefer Khalid, Asya Nathifa, Magda Miranda, Jade El Jabel e a grande mestra Samira Sâmia do Mercado Persa.
	4. Jurados 2025 -  Temos a confirmação deste ano de jurados renomados de localidades  diferentes: Fátima Braga, jurada do Mercado Persa 2025 (São Paulo), Carla Bittar 	(Itapecerica da Serra) e Nefer Khalid (Minas Gerais), e Mônica Nassif (São Paulo). Currículos na página inicial .
22. Avaliações
Cada júri este ano obterá fichas individualizadas com quesitos específicos, ou seja, mesmo que um jurado converse com outro, não será por quesitos similares. Isso evitará que o concorrente ou instrutor do concorrente pense que os jurados estão conversando para julgar coletivamente. Além disso, cada jurado deverá justificar sua nota, colocando comentários positivos para que o concorrente possa melhorar sua performance e que possa tentar no ano seguinte superar suas dificuldades participando novamente.
Caso a nota do júri não lhe satisfaça, após avaliação, procure a direção para tirar as dúvidas, mas pedimos que seja educado (a), evite comentários altos que denigrem a imagem do júri, pois não admitiremos difamações e escândalos, o que acarretará na baixa da nota tanto pelo júri como pela direção. Estamos abertos a conversas e soluções. Geralmente o jurado deixa comentários sobre o que se deve melhorar ou não na dança a fim de que o concorrente possa evoluir.
23. Notas e Classificações
Os concorrentes poderão ter números inteiros ou décimos e em caso de décimos será o maior número que estará em evidência. Elas obedecerão os seguintes:
1. Regular - Entre 6 e 6,9
2. Bom - Entre 7 e 7,9
3. Muito Bom - Entre 8 e 8,9
4. Ótimo - Entre 9 e 10
24. Premiações
	1. Premiação do Evento - Os primeiros colocados nos concursos terão como premiação o certificado com a nota obtida no concurso, as avaliações do júri, medalhas e ou troféu até a terceira colocação.
	2. Premiação de Expositores - Costumamos dar brindes a alguns expositores ou colaboradores, porém só saberemos quais serão os brindes geralmente quando estiver perto do evento e as nossas vagas de expositores estiverem preenchidas. Alguns expositores oferecem roupas, acessórios, aulas, bijuterias, locações, etc, ou seja, variedades.
Observação Importante: As notas e premiações serão entregues no final do evento. Não entregaremos antes e nem após a realização do evento. A entrega será efetuada no máximo até as 20 horas.