Os gêneros e estilos mencionados neste regulamento servem como base para a escolha e o entendimento da dança tanto para danças de oriente oriental como ocidental.
1. Categoria Tradicional - Podem ser ocidentais e orientais. São danças popularmente (Exemplo: o samba é uma dança po-pular, não é folclórica). Preste bem atenção no figurino, na escolha da música e como ela é interpretada na região escolhida. Pes-quise bastante sobre as musicalidades, cultura, indumentária e significados da dança escolhida e tenha cuidado com as fusões musi-cais, pois a música é que irá definir o estilo. Referente a Dança do Ventre seguem alguns exemplos exemplos: Baladi e Shaabi Tra-dicional - Utilize galabia e música apropriada.
2. Dança Com Elementos - Quando for utilizar algum elemento, este não deve estar em evidência, mas sim a dança e a interpretação, exemplos: véu, espada, snujs, pandeiro, etc. Preste atenção na música, ela deve ter instrumentos tradicionais, caso contrário, inscreva-se no moderno. A dança tradicional deve ter movimentos claros e definidos, sem aditivos modernos, seja na música como nos movimentos e vestimentas. Não deve ter grandes impactos e uso de movimentos de balés excessivos em plano alto. Em caso do uso de véu wings, poi ou similar, leque ou acessórios não tradicionais como velas, (utilizar luzinhas), cobras (utilizar falsas, pois não permitimos animais), tochas e etc. caso os movimentosutilizados fujam ao tradicional e a música seja puramente ocidentalizada, inscrever-se na categoria fusão.
3. Categoria Clássica - Podem ser ocidentais e orientais. As músicas utilizadas possuem estrutura elaborada e variedades rítmicas. Na Dança do Ventre, são conhecidas como rotinas clássicas ou megance ou mejance. Pode ser usado no início véu simples ou lenços, porém somente na entrada onde a música peça aceleração e também na finalização. Devem seguir movimentos e mú-sicas apropriadas e na Dança do Ventre não devem ter grandes impactos e uso de movimentos de balés excessivos em plano alto.
4. Categoria Moderna - Podem ser ocidentais e orientais. Danças que possuem movimentos livres, criadas a partir de 1.960. Possui variedade rítmica, forma e performance, são danças mais focadas na emoção e não seguem padrões estéticos tradicionais, mas são bem características e definidas. Na Dança do Ventre as músicas são releituras das músicas tradicionais mescladas com ins-trumentos ocidentais.
5. Categoria Folclórica - Podem ser ocidentais e orientais. São danças que envolvem a interpretação da cultura de um povo e as danças são passadas geração para geração e obedecendo os critérios da UNESCO. Utilizar figurinos e músicas de acordo, manter a tradição, clareza dos movimentos e originalidade.
6. Categoria Étnica - Danças provenientes de algum país ou região que não pertença a Dança Árabe como dança indiana, cigana, espanhola, africana, argentina, japonesa, brasileira, portuguesa, etc. Manter os movimentos tradicionais claros e distin-guíveis, sem fusões.
7. Categoria Variada - Dança com estilos ou características definidas e conhecidas como: rock, pop ou Flashback , danças de salão, Free-Style, Mix Dance, Danças Livres ou Free Dance, etc.
8. Danças Teatralizadas e Performáticas - Danças específicas para apresentações em palco que possuem glamour, ostenta-ção ou caráter atrativo diferenciado como jazz, burlesco, danças circenses, temáticas, etc.
9. Danças Fusões - Nesta categoria haverá duas distinções.
1. Fusão de Estilos - A fusão de um estilo de dança com outro estilo, sendo que a música transita pelos dois estilos.
10. Fusão Tribal - O Tribal Fusion é uma dança característica que combina vários estilos, elementos, músicas e ritmos, porém o inscrito deverá demonstrar conhecimento dos movimentos característicos da dança. Especificar estilo se é gótico, tribal Brasil, burlesco, dark, etc.